Aprenda a preparar uma moqueca de peixe baiana com ingredientes simples e muito sabor. Receita tradicional para a Sexta-feira Santa com toque especial da Thais!

Minha gente, a Sexta-feira Santa está batendo na porta e, sinceramente, eu não sei como funciona a tradição https://www.digabahia.com.br/dende-na-mesa-e-fe-no-coracao-a-tradicao-da-comida-baiana-na-sexta-feira-santa/ nesse dia aí onde vocês moram. Mas aqui na região metropolitana da Bahia, e também nas adjacências, a gente tem o costume de abrilhantar o almoço com um trio que é puro encanto: Vatapá, Caruru e Moqueca de Peixe.

Como eu sei que nem sempre dá pra seguir uma ordem certinha na cozinha, vou deixar aqui a receita da moqueca como eu costumo fazer. No final deste artigo, você vai encontrar os links para aprender a preparar os outros dois pratos desse trio que é pura emoção baiana! Como o início dos artigos é sempre igual, caso você já tenha lido outro, pode ir direto para os ingredientes e modo de preparo.

Aliás, cada casa dá o seu toque especial. Eu, por exemplo, gosto de completar o cardápio com arroz branco, feijão fradinho e uma banana-da-terra assada. Porém, o verdadeiro protagonismo do dia fica mesmo com o nosso querido trio ternura.

Ah! E só pra você entender o porquê dessa receita estar aqui com tanto carinho: atualmente moro em Alagoas, e por aqui esse costume não é tão presente. No entanto, conversando com uma filha do estado, ela me contou que o marido, que é soteropolitano, sente muita saudade dessas comidas típicas. Como ela não sabia como preparar, pensei: “vou compartilhar do meu jeitinho, pra mostrar que é possível sim levar a Bahia pra qualquer lugar do mundo”. Então, salva essa página aí, volta quantas vezes quiser e bora pra receita!

Você vai precisar de:

(quantidade para 3 pessoas)

  • 1kg de peixe em postas (para essa receita, usei corvina)
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 pimentão grande cortado em rodelas
  • 1 tomate grande cortado em rodelas
  • 500g de camarão (opcional – e se quiser o sabor sem o ingrediente, pode usar um Sazón ou Knorr de camarão que resolve super bem!)
  • 1 maço de coentro (aqui só serve coentro mesmo, sem possibilidade de substituição)
  • 1 litro de leite de coco
  • Azeite de dendê na quantidade que o seu coração desejar, mas tem que ser um coração generoso, ein!
  • Sal a gosto (lembra que o camarão já tem sal, então vai com cautela)
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente, pegue uma panela larga e aqueça o azeite de dendê. Em seguida, acomode as postas de peixe com cuidado para não desmanchá-las. Em camadas, vá adicionando o tomate, a cebola, o pimentão, o camarão (se estiver usando) e o leite de coco.

Depois disso, adicione o sal e a pimenta-do-reino. Logo em seguida, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio. Nesse tempo, evite mexer a mistura para que o peixe não se desfaça.

Assim que o peixe estiver cozido — ou seja, com a carne totalmente branca e firme — desligue o fogo e finalize com o coentro picado por cima. Além de perfumar o prato, dá aquele toque de frescor maravilhoso e sua moqueca de peixe está pronta!

E agora?

Bom, se você quiser seguir com a tradição completa, não para por aqui!
👉 Clique aqui para ver a receita do vatapá baiano.
👉 Clique aqui para aprender o caruru da Bahia.
👉 E se quiser fechar com chave de ouro, aqui vai a sobremesa: o cuscuz de tapioca.

Me conta!

Faz essa moqueca de peixe aí na sua casa e me conta nos comentários como ficou. Se você tiver alguma dica ou forma diferente de fazer, compartilha também. Afinal, cozinhar é isso: troca, afeto e memória.

Eu vou amar saber da sua experiência! 💛

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *